01/07/2025
A Cannabis sativa e o sono
Entre em contato com nosso Acolhimento
A Cannabis sativa e o sono
Vivemos na dualidade da vida, seguindo a ciclicidade da natureza que se manifesta no ritmo do dia e da noite. O Sol e a Lua revelam o equilíbrio dessa oposição ao nos convocarem à ação durante o dia e ao descanso durante a noite, em sintonia com o ciclo circadiano que rege nossos ritmos biológicos.
No retorno à conexão com Pachamama, observamos com mais clareza o elo entre o sono e os ritmos naturais da Terra.
Os momentos de presença e de ausência de luz não apenas determinam o despertar e o repouso, mas também marcam a alternância entre a conexão material e a espiritual, entre o utilizar e o purificar a energia. Nesse fluxo, o sono se revela como um processo essencial para a saúde física, mental, emocional e espiritual.
Durante o sono, o corpo desempenha inúmeras funções, como consolidação de memórias, limpeza de toxinas e vínculo com a alma.
O sono também regula hormônios importantes, como a melatonina, o cortisol, a leptina e o hormônio do crescimento, influenciando diretamente o metabolismo, o apetite e o equilíbrio emocional.
Noites mal dormidas podem afetar diretamente o humor, a concentração, a imunidade e até a saúde cardiovascular. Aumentam o risco de desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e Alzheimer. Também podem influenciar a ocorrência de desordens psicológicas, como depressão e ansiedade.
Uma boa noite de sono representa um autocuidado essencial e um instinto de sobrevivência, tendo em vista o alto padrão de funcionamento do corpo, que necessita de energia para manifestar sua perfeita biologia. Além disso, dormir bem fortalece o sistema imunológico e contribui para o controle do estresse e para a regeneração de tecidos e de músculos.
A Cannabis sativa se mostra uma excelente professora nas reconexões com o natural e uma grande aliada no estabelecimento de um ciclo saudável de sono.
Um estudo recente publicado na revista científica Sleep , intitulado “Cannabis dosing and administration for sleep: a systematic review”, revisou dezenas de pesquisas sobre os efeitos da Cannabis sativa na qualidade do sono. Reuniu evidências que identificaram melhora do sono em pacientes que utilizaram essa medicina, incluindo maior facilidade para adormecer, menos despertares noturnos e maior sensação de descanso ao acordar.
Esses efeitos foram mais relatados por pacientes com condições associadas a dor, como fibromialgia ou esclerose múltipla, sugerindo que o alívio da dor pode ser um fator determinante para a melhora do sono, potencializando a sensação de descanso.
Tanto o CBD quanto o THC possuem propriedades que auxiliam a dormir bem. O THC tende a reduzir o tempo necessário para adormecer e pode aumentar o tempo total de sono, além de ajudar a diminuir despertares noturnos. Já o CBD, em doses moderadas, tem efeitos ansiolíticos e pode favorecer um estado de relaxamento que facilita o início do sono, sendo especialmente útil para pessoas que sofrem com ansiedade ou pensamentos acelerados antes de dormir.
O acompanhamento médico e a dose correta são essenciais para o tratamento de distúrbios do sono com a Ganjah.
O auto cuidado se apresenta em pequenas ações, que se tornam grandiosas ao se manifestarem como um grande retorno à nossa morada interna, a Mãe Natureza.
Nosso corpo pede um sono restaurativo, para podermos manifestar o melhor de nossa essência durante o dia.
Que possamos escutar os sussurros dos ciclos de Gaia, nossa mãe amorosa, e nos conectar a eles com o auxílio das medicinas ancestrais e naturais.
Texto: Mari Ramos
Arte: Sonam Henry
Revisão: Alexandra Joffily